Região
Semana de ventos fortes
Picos de até 90 km/h devem atingir a Zona Sul a partir de quarta-feira devido à formação de mais um ciclone extratropical
Esta semana ocorrerá a formação de mais um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, na Costa Sul do RS. Conforme o boletim semanal do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), da Faculdade de Meteorologia da UFPel, ventos intensos serão observados na Zona Sul e na área litorânea do RS entre a tarde desta terça (14) e quarta-feira. Em Rio Grande, as rajadas poderão atingir picos de 90 km/h, enquanto Pelotas os prognósticos indicam rajadas de 80 km/h. Pela posição do ciclone, ventos paralelos à costa provocarão ressaca na costa sul do Estado.
Os modelos convergem para pequenos volumes de chuva na Zona Sul e tempestades com volumes significativos na região Norte do Rio Grande do Sul. Até o final da semana não há previsão de chuva significativa, continuando, portanto, o déficit hídrico da região.
As temperaturas mínimas ficarão entre 10°C e 15°C na Zona Sul, podendo ficar abaixo de 10°C em áreas de coxilhas, encostas e serra. O vento trará sensação de mais frio entre esta terça e quinta-feira. O CPPMet alerta para a umidade relativamente elevada, devido à circulação do ciclone extratropical, com dias variando de nublado a parcialmente nublado até a quinta-feira. A partir de sexta-feira, o sol aparece em maior parte do dia.
Tendência para meados de abril
Os prognósticos para a semana de 20 a 26 deste mês indicam o retorno das instabilidades para o Rio Grande do Sul, com pelo menos dois episódios de chuva. Portanto, espera-se dias úmidos e frios nesta semana. As temperaturas continuarão amenas, com dias um pouco mais quentes intercalados a frios. Há uma tendência da temperatura diminuir bastante ao final deste mês, devido à entrada de outra massa de ar frio intensa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário